Ponto de ouro

Um ponto para falar de fotografia…

FOTOGRAFIA SENSUAL E NU ARTÍSTICO 17/04/2012

Filed under: Dicas para iniciantes,Dicas técnicas,Técnicas — simonezmr @ 22:53

Sentir-se linda, amada e desejada. Qual a mulher que não sonha com isso? A fotografia sensual permite, em partes, que isso aconteça. Qual a mulher que nunca ficou fazendo poses, caras e bocas em frente ao espelho? Qual a garota que nunca se imaginou capa de revista, ao ficar sozinha frente ao seu reflexo? Se você é homem, pergunte à sua irmã, namorada ou amiga. Se ela negar, é bem provável que esteja mentindo! Maaaaasss… não se engane! Esse é um momento íntimo, solitário. A grande maioria não gosta de compartilhar esse tipo de informação – principalmente com homens. Mas essa é uma brincadeira – saudável – que mesmo a mais tímida das mulheres já fez secretamente.

A fotografia sensual, quando bem produzida, pode elevar a auto-estima da mulher. Contudo, seja para mostrar para os amigos ou apenas para o namorado/marido, muitas têm receio de fazer esse tipo de ensaio por vergonha ou insegurança quanto aos resultados. Também existe a preocupação com o que os outros vão pensar.

Essa é uma insegurança de certa forma, fundamentada. Sim, porque a linha que divide o sensual do vulgar é muito tênue. Um trabalho sensual, fica bonito. Um trabalho vulgar, fica apenas vulgar. Além disso, não são todos os profissionais que dominam essa categoria de fotografia – muitos nem sentem-se à vontade com esse tipo de trabalho. Para (tentar) ajudar quem deseja fazer esse tipo de foto, fiz algumas pesquisas e encontrei algumas dicas que trago compiladas abaixo para vocês! Espero que sejam úteis!🙂

  • Lembre-se sempre que sensual e vulgar são coisas diferentes. A mulher provavelmente irá querer mostrar as fotos para os amigos e família.
  • Estabeleça uma relação de confiança com a modelo. Você pode tentar convencê-la a fazer uma determinada foto, mas ela deve sentir que tem liberdade para recusar, caso não se sinta à vontade.
  • Converse com a cliente antes do ensaio e tente descobrir o que ela tem em mente, o que deseja. Se for o caso, apresente referências de poses, figurinos, ambientes e iluminação. Crie o clima do ensaio com antecedência. Isso ajuda a criar confiança e aumenta as chances de um resultado satisfatório.
  • Conheça a personalidade da cliente. Se ela for tímida, é possível que não queira algo muito ousado. Mas não conclua nada sem conversar com ela. Talvez ela surpreenda pedindo algo que é justamente o oposto da sua personalidade e timidez.
  • Saiba se ela quer posar “normal” ou se quer incorporar um personagem.
  • Inspire-se em ensaios já publicados e editoriais de moda.
  • O ensaio deve ser bem planejado, e esse planejamento às vezes pode ser demorado.
  • Brechós podem ser interessantes para a construção do figurino.
  • Menos é mais! Um contraluz, revelando uma silhueta e/ou algumas texturas do corpo pode ser bem interessante.
  • Um olhar, uma transparência podem produzir ótimos resultados. Lembre-se que a sensualidade não está só na nudez.
  • Quando o fotógrafo está à vontade, ele não constrange a modelo. Se o fotógrafo fica envergonhado, ele transmite isso à fotografada. Em contrapartida, se fica tranqüilo, passa confiança.
  • Tente fazê-la soltar-se com o diálogo. Evite as bebidas alcoólicas, pois se houver exagero, o resultado não ficará legal. Se, eventualmente utilizar alguma bebida, pode aproveitar para fazer uma foto utilizando-a como objeto de cena.
  • Registre, não apenas a mulher, mas o universo feminino.
  • Explore a feminilidade, e não apenas o corpo.
  • Elogie a mulher durante o ensaio, mas use um palavreado agradável, delicado.
  • Se ela tiver dobrinhas, celulite ou estrias, pode-se cobrir o local com um tecido ou um acessório.
  • Aproveite a luz natural. Isso dá um ar feminino às fotos.
  • Fotografe-a como se ela fosse uma garota sozinha em casa. Preste atenção em gestos tímidos e acanhados e aproveite para clicá-los.
  • Conheça a locação e pense nas luzes e possibilidades antes do ensaio.

Lembrando que esse post foi escrito após uma pesquisa em outras publicações, é uma coletânea de dicas. Além disso, foi escrito enfocando a mulher, mas é válido também quando for fotografar homens!🙂

Espero que tenha conseguido ajudar. Lembre ainda que a gentileza é fundamental – especialmente – nesse tipo de fotografia.

“O que nos faz diferente de máquinas? Eu diria que é a humanidade, mas uns perdem isso.” (Armando Vernaglia Jr.)

Um abraço e até a próxima!

 

2 Responses to “FOTOGRAFIA SENSUAL E NU ARTÍSTICO”

  1. Fábio Says:

    Por acaso já faz que quero tirar umas fotos deste genero a algumas pessoas… Mas nunca soube como me dirigir às possiveis manequins… Estas dicas já deram uma grande ajuda… Muito bom!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s