Ponto de ouro

Um ponto para falar de fotografia…

Efeito Bokeh 22/11/2014

Filed under: diafragma,Efeito — simonezmr @ 11:48

Oi pessoal! Beleza!?

Depois de um longo tempo longe daqui, estou de volta para falar de um efeito muito legal para as fotos. Acho que a proximidade do Natal e as decorações Natalinas me inspiraram para falar sobre ele, o Efeito Bokeh. Ok, é um efeito que está na moda, e foi amplamente divulgado (ao menos aqui no Brasil) após a novela Avenida Brasil. Eu, particularmente, acho que ele dá um efeito romântico às fotos.

BOKEH 01

O que é:

É um antigo termo utilizado em laboratórios ópticos, originado da palavra japonesa boke que significa borrão ou névoa. É usado para definir as fontes de luz distorcidas e fora de foco, produzidas por lentes fotográficas. O efeito é resultado da profundidade de campo, e depende também da quantidade e formato das lâminas do diafragma.

 Como fazer:

É necessário uma lente clara e rápida, como uma f/1.8 ou f/1.4. As lentes 50mm são muito boas para isso. Você deve procurar um local que tenha várias fontes de luz ao fundo, de preferência, de cores diferentes. Para um ambiente controlado, como um estúdio, as luzes de Natal são uma boa alternativa. O próximo passo, é configurar a câmera com a maior abertura possível (quanto mais aberto estiver, mais desfocado ficará). Se você for fotografar com modelo, seja algo ou alguém, lembre de deixar distância entre o modelo e o fundo, até para o modelo não ficar desfocado junto com o boket…

Você também pode usar lentes diferentes da 50mm e aberturas maiores que f/2 (essas são as mais indicadas, apenas). O segredo é: quanto mais longe do fundo, melhor.

 Bokeh personalizado:

Você também pode fugir do bokeh básico, feito apenas com a lente, e criar desenhos personalizados neste fundo. Para isso, você vai encaixar um círculo cobrindo toda a lente, com um pequeno corte no centro, no formato desejado. O tamanho do buraco vai depender da lente. Você pode comprar os desenhos prontos (facilmente achados em sites) ou fazer você mesmo.

Filtros à venda em site chinês.

Filtros à venda em site chinês.

Se você gosta da onda DIY, está sem grana ou sem paciência para esperar os meses que separam a compra do site a chegada do produto, aprenda a fazer  o seu material. Você vai precisar de:

  • Papel preto que pode ser cartolina, sulfite com uma gramatura maior (mais firme) ou qualquer outro  papel preto de sua preferência. Eu gosto dos mais durinhos, pois se torna melhor de manusear e não amassa tanto.
  • Tesoura e estilete

No papel, desenhe um círculo do diâmetro da sua lente e corte um pouco menor para que consiga colocar dentro dela. Desenhe no centro do círculo, o formato que gostaria de dar para o seu Bokeh. Com a tesoura e o estilete corte esse formato. É preciso muita paciência (e coordenação) para acertar o corte.

Para quem não tem muito talento com o desenho, pode imprimi-los e depois só cortar. Se a impressão for em folha branca, basta colar no círculo preto, com o cuidado para cobrir toda a superfície e não deixar bolhas, e depois recortar o desenho.

Pronto! É só encaixar na lente e fotografar!

6704307105_8e2d20a9b3

Custom Bokeh I

 

“A fotografia nunca se revela por inteiro quando você se desmancha por alguém. Essas relações lembram uma foto polaroid: a imagem vai aparecendo aos poucos. Algumas coisas se distanciam do sentimento original, mas isso é a vida.” (Mia Farrow)

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s