Ponto de ouro

Um ponto para falar de fotografia…

Macro: a poesia do detalhe 21/02/2012

Filed under: Dicas para iniciantes,Dicas técnicas,Técnicas — simonezmr @ 21:21
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Enquanto muitos gostam de fotografar paisagens e mostrar a cena inteira, outros preferem concentrar-se nos pequenos detalhes. A macro permite registrar os detalhes, as particularidade que – quase – ninguém vê. A beleza escondida nos pormenores, que passam batidos, a macro revela de forma magnífica. Algumas vezes observadas à distância, como parte do todo, sem atenção especial. Outras vezes, ignorada simplesmente. A graça revelada pelas macros, agigantando miniaturas, transforma o ignorado em esplendoroso.
Muito comumente usada para fotografar flores e insetos, a macro também pode – e deve! – ser testada em outras situações, criando imagens fascinantes. Vamos à algumas dicas!

• Olhe o objeto fotografado de uma maneira que você nunca olhou. Caminhe ao redor dele, descubra ele, explore-o, busque ver o que ninguém mais vê. O que você não vê. Depois disso, escolha o ângulo à fotografar.
• Fotografe flores em macro logo após a chuva. Se a flor estiver muito “ensopada”, dê uns toques leves para que a água caia. Você também pode “criar” as gotas de chuva com o auxilio de um borrifador. Com ele, você pode controlar a distância do esguicho e o tamanho das gotas. Já se for fotografar em um dia de sol, certifique-se que o sol esteja atrás de você – a menos que a intenção seja fazer uma imagem em contraluz. Prefira os horários da manhã e do fim da tarde. Ao meio dia, com sol à pino, a foto poderá sair “chapada”, sem relevos e sem textura.
• ISO: Normalmente as macros são feitas ao ar livre, então, sempre que possível, dê preferência a um ISO menor, para diminuir o ruído e aumentar a nitidez.
• Vento: Ao fotografar na rua, o vento pode atrapalhar um pouco. Você pode utilizar velocidades mais rápidas ou tentar efeitos surrealistas com o vento sobre as flores. Ou pode usar um quebra-ventos – ou o próprio corpo – como proteção.
• Se você não tiver lentes macro ou tubos de extensão, pode usar lentes de aproximação ou mesmo o modo macro de sua câmera. Esse modo é representado por uma florzinha e está presente até mesmo nas câmeras compactas. Se necessário, consulte o manual da sua câmera para mais detalhes sobre a função.
• Outro truque para quem não tem lentes macro específicas: uma objetiva para câmera SLR, usada invertida em uma câmera compacta.
• Em velocidades baixas (inferiores a 1/30s), a chance de “tremer” é maior. Evite ou utilize o tripé e cabo disparador.
• Também é interessante o uso de um tripé e um cabo disparador para reduzir a trepidação. Na ausência do cabo disparador, pode-se ainda usar um controle remoto ou a função timer da câmera. Agora, se não houver um tripé, segure a câmera com firmeza e procure apoiar-se em algo para ter mais sustentação.
• O fundo da imagem também é importante. De preferência a fundos naturais – ou quase.
• Use o diafragma mais fechado (f/16 ou f/22) para aumentar a profundidade de campo, deixando o objeto em cena todo em foco.
• Por outro lado, diafragmas como f/5.6 ou f/4, oferecem profundidade de campo menor, destacando um objeto de interesse na imagem e deixando o segundo plano desfocado.
• Focalize sempre na parte que quer destacar ou no primeiro plano.
• Paciência. Assim como em qualquer área da fotografia, na macrofotografia paciência é fundamenta. A ansiedade só atrapalha, já que a focalização é delicada.
• Use o foco manual. O autofoco é mais lento e pode enganar.

Bem, hoje minhas dicas são essas. Espero que sejam úteis! =)

“Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou o suficiente do fato.” (Robert Cappa)

Assunto sugerido pela amiga Carla Paiva.
Um abraço, e até a próxima!

 

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