Ponto de ouro

Um ponto para falar de fotografia…

O JOGO DA VELHA E A FOTOGRAFIA… 14/10/2010

Para quem está familiarizado com a fotografia, este assunto pode já estar ‘no automático’. Mas para quem é iniciante, vale a pena seguir a leitura. Hoje falarei um pouco sobre enquadramento e regras. Não, não tem nada há ver com polícia ou Supper Nanny…

Existem, em fotografia, duas regras para enquadramento: a regra dos terços e a regra dos pontos de ouro – popularmente conhecida como jogo-da-velha.

A regra dos terços consiste em dividir o quadro na horizontal, em três partes iguais.

O que você quer valorizar deve ocupar mais terços da imagem.

Observe que na primeira imagem o céu ocupa maior parte do quadro, enquanto na imagem central, céu e rio ocupam a mesma proporção. Na última imagem, o rio foi valorizado pela regra dos terços.

Já na regra dos pontos de ouro, além de dividir o quadro na horizontal, também deve dividi-lo três vezes na vertical. Seu visor ficará parecendo um ‘jogo-da-velha’ (#). Muitas câmeras, mesmo compactas, já vêm com linhas que simulam a regra dos terços (ou jogo-da-velha, como preferir). O ponto de encontro entre as linhas é chamado de ponto de ouro.

Nos pontos, fica aquilo que você quer destacar, o assunto principal da fotografia. Mesmo em um retrato close-up, é possível aplicar a regra. Observe como o olhar ganhou destaque ficando nos pontos de ouro😛 :

Obs: eu iria usar uma imagem de pessoa, mas resolvi usar a vaquinha pois fiquei em dúvida com relação aos direitos de uso de imagem. Vou estudar a legislação e em outra oportunidade falo sobre isso.

Outra coisa que você deve prestar MUITA atenção são as linhas. Lembre-se que o horizonte é reto e os postes também! Atentando para estas regrinhas, você acrescentará muito mais interesse às suas fotos.

Para me despedir, encerro com a frase de Matt Hardy: “A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia.”

Um abraço, e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s