Ponto de ouro

Um ponto para falar de fotografia…

PRINCIPAIS ERROS DE COMPOSIÇÃO 13/10/2010

Filed under: Composição,Dicas para iniciantes — simonezmr @ 10:34
Tags: , ,

Alguns erros são muito comuns em fotografia. A maioria por falta de atenção do fotógrafo. A boa notícia? Com um pouco de atenção, é possível corrigir. Como diz o Professor Raul Miranda, “pensar antes, clicar depois”.

Observe suas fotos e veja se identifica os seguintes problemas:

Assunto principal indefinido: Isso ocorre quando queremos por tudo na foto e não damos destaque a nada – ou consideramos que tudo seja o destaque. Solução: Defina qual é o assunto principal e deixe-o em destaque.

Assunto muito pequeno: Você está diante de um (grande) prédio ou monumento e quer que ele apareça inteiro na foto. Mas junto com o prédio quer fotografar um amigo que está com você. Os amigos ficam ao lado do prédio e “somem” na foto. Solução: Enquadre o prédio e peça ao seu amigo para ficar próximo à câmera, a uma distância aproximada de 1 ou 1,5 metros. O amigo vai aparecer e o prédio servirá de fundo.

O assunto está centralizado: Um dos casos mais comuns. Às vezes, pode ser interessante, mas normalmente é monótono. Solução: Aplique a regra dos terços (falarei sobre ela no próximo post).

Pessoas com cabeça ou membros cortados: Normalmente, quando isso ocorre, não é ‘linguagem artística’…😛 Solução: Preste atenção se não está cortando a cabeça, braços ou pernas de alguém na foto. Se quiser de fato cortar braços ou pernas, tome o cuidado de cortar acima das articulações, pois do contrário, parece que a pessoa está sendo ‘mutilada’.

O horizonte está fora de nível: Sabe aquelas fotos que parece que o mar vai escorrer pra fora da cena, ou ainda, que dão a impressão que foram feitas dentro de um navio com o mar em ressaca? Pois é… Solução: Diga que estava bêbado. Utilize a regra dos terços e busque uma referência vertical ou horizontal. Vertical, pode ser um poste ou uma parede – lembre-se que o reto é assim | e não assim / ou assim \. E horizontal, a referência é esta _ .

Falta escala: Para mostrar o quanto algo é grande ou pequeno. Solução: Utilize algo como escala: uma pessoa, um carro, uma tampa de garrafa…

Muitos elementos: Pode ser o que já foi citado no primeiro item (não definir o assunto principal), ou ainda querer dar destaque a uma pessoa, mas fotografá-la em meio a uma multidão. Solução: Feche o enquadramento (aproxime-se do assunto) nos elementos que você quer dar destaque, ou exclua da foto o que desvia a atenção do motivo principal.

Fundo distrativo: Pode confundir a visualização ou misturar-se ao assunto principal. Ou pior, criar situações cômicas, como uma planta atrás da cabeça de alguém ou ainda, como uma foto que circula na internet, de um homem que parou em frente a um touro e ‘posou’ de chifrudo… Solução: Preste MUITA atenção ao fundo, e se for o caso, desfoque-o. Buscar outros ângulos também ajuda.

Para me despedir, encerro com a frase de Henri Cartier-Bresson: “A imagem é um conjunto de fatores. Quando entrar todos os elementos da imagem em harmonia, fotografe.”

Referência: Livro “Escola de Fotografia”, página 156.

Um abraço, e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s