Ponto de ouro

Um ponto para falar de fotografia…

COMO FAZER BOAS FOTOS? 04/10/2010

Filed under: Dicas para iniciantes,Não categorizado — simonezmr @ 10:00
Tags: , , , ,

Para começar, esquecendo do mito de que para fazer boas fotos é preciso uma boa câmera. Para quem inicia na fotografia, isso é algo muitas vezes difícil de assimilar… mas é totalmente verdadeiro…😉 Não importa se você tem uma SLR top de linha, ou somente a câmera do celular. Estes são equipamentos, e a função deles é apenas registrar o que VOCÊ vê. Tem uma frase, do grande mestre Sebastião Salgado, que diz “Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.”

Para exemplificar, pense no quadro do Leonardo Da Vinci, a Monalisa. No princípio, era apenas uma tela em branco. O que transformou aquela simples tela em uma obra de arte, não foi o tipo de tela ou da tinta usada. O que foi decisivo foi o traço (e o talento) do artista. Da mesma forma, uma foto não é boa porque a câmera é desta ou daquela marca, mas porque o fotógrafo teve senso de composição, teve sensibilidade na hora de fazer a foto. (Em tempo: não tenho a pretensão de fazer ninguém virar artista, ainda mais no porte de Da Vinci :P).

Claro que a utilização de um material inferior poderá afetar um pouco (um pouco?) a qualidade técnica da imagem (vale levar em conta a finalidade da foto: é para um outdoor ou é para o Orkut?). Como em qualquer serviço, usar um produto inferior interfere no acabamento. Também pode dar um pouco mais de trabalho para o fotógrafo na hora de fazer os ajustes. Mas repito, o que é decisivo para a boa foto é o OLHAR DO FOTÓGRAFO.  É a forma como ele distribui os elementos que irão compor a imagem, as cores, o que entra, o que sai da foto, o ângulo de tomada, os planos, a harmonia, o enquadramento, etc. Mas composição é um assunto extenso… Falarei muito sobre isso em outros posts.

Veja fotos. Descubra o que gosta e o que não gosta e tente entender o porquê. Tirar fotos ruins também é importante, faz parte do aprendizado (ou você conhece alguém que aprendeu sem errar?)

Por hora, apenas entenda que um equipamento “top” não garante fotos boas. Para isso, é preciso “aprender a olhar” e isso às vezes, leva algum tempo… “A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER.” (Ernst Haas)

Para me despedir, encerro com a frase de Martine Franck “Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção.”

Um abraço, e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s